A aldeia de S. Martinho do Peso, sede de freguesia, dista 14 kms de Mogadouro, situando-se no extremo Norte deste, no sentido nascente em relação à sede do concelho, e tem anexas as localidades de Valcerto, Macedo do Peso e Peso. Confronta com as freguesias de Azinhoso (Ocidente), Castanheira e Penas Roias (Sul) e Saldanha (Oriente).

Os principais monumentos de S. Martinho são todos de índole religiosa, nomeadamente a capela de Santa Cruz (mandada erigir pelos Távoras), a capela de S. Martinho e a capela de S. Pantaleão.

A freguesia de S. Martinho está, na maior parte do perímetro, circundada por rios, isto para além da ribeira que a atravessa, dividindo-a a meio, e ainda doutra ribeira no termo de Peso, a ribeira de Peso.

A cultura das lentilhas foi, desde sempre, marcante nestas terras. Contudo, subjugada ao poderio económico dos grandes produtores, caiu em desuso e fica, hoje em dia, por pequenas parcelas de monocultura particular. Veremos se a crise económica não fará crescer velhos hábitos menos consumistas e mais apegados ao cultivo da terra para uma produção de consumo próprio e autónomo.

No artesanato destacam-se as tradições mantidas, algumas a custo, da cestaria em verga, da tecelagem de tapetes, de colchas de lã e de linho, das rendas e bordados típicos da região e das miniaturas em madeira.

Festas e romarias: Senhor dos Aflitos (Maio), S. Martinho (11 de Novembro), S. Bartolomeu (24 de Agosto), S. Matias (23 de Fevereiro), S. Sebastião (1.º domingo de Agosto), Santa Bárbara (1.º domingo de Setembro) e Festa do Ramo (domingo gordo).

Gastronomia: posta mirandesa e todos os pratos tradicionais da região.

Designação Ano Dados
Área Total (Km2) 2000 52.01
População Presente (Total)* 2001 443
População Residente (Total)* 2001 452
Dados do Instituto Nacional de Estatística.